O Espaço do Cidadão é um serviço do Estado Português promovido pela Junta de Freguesia de Ribamar, e tem como objectivo facilitar e conduzir os cidadãos no acesso a serviços de documentação Estatal que já se encontram acessíveis através da internet, com o objetivo de reduzir a frequência das Lojas do Cidadão e outros centros de atendimento que ainda dedicam uma substancial parte do tempo a prestar este tipo de apoio.
Espaço do Cidadão
O que é?
Horário de Funcionamento:
• Período da Manhã: das 09h00 às 12h00
• Período da Tarde: das 14h00 às 17h00
Serviços Disponíveis:
ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho
• Registo de contrato de trabalhadores estrangeiros.
• Queixas e denúncias (com encaminhamento das mesmas para o serviço desconcentrado mais próximo.
• Aquisição de livros e publicações à ACT.
• Formulários, minutas, simulações e pedidos de esclarecimento de dúvidas.
ADSE – Direção-Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública
• ADSE Direta – Dados pessoais, cuidados de saúde com limites no regime livre, declaração para IRS, documento único de cobrança, acesso a prestadores convencionados, conta corrente do regime livre.
• Pedido/Renovação do CESD.
• Pedido de 2ª via de cartão de beneficiário (com ou sem alteração de dados).
• Emissão de declarações para IRS e para efeitos de complementaridade.
• Consultas de conta corrente.
• Alterações de Nome / NIB / Morada.
ISS – Instituto da Segurança Social
• Segurança Social Direta.
• Informação Genérica.
• Atendimento por marcação.
• Pedido de formulários e requerimentos.
• Pedido/Renovação do cartão Europeu de seguro de doença.
CGA – Caixa Geral de Aposentações
• Requerimento de pensão de sobrevivência.
• Pedido de reembolso de pensão de despesas de funeral.
• Pedido de subsídio de morte.
• Requerimento de subsídio de funeral.
• Requerimento de subsídio por assistência de terceira pessoa e de subsídio mensal vitalício.
• Requerimento de aposentação de ex-subscritor.
• Alteração de dados pessoais.
• Requerimento para pagamento de quotas de subscritores na situação de licença sem vencimento e situações equiparadas.
IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes
• Alteração de Morada, revalidação, 2ª via (duplicado) e substituição da carta de condução.
AMA – Agência para a Modernização Administrativa
• Portal do Cidadão – Pedido de alteração de morada.
• Confirmação de alteração de morada do cartão de cidadão.
• Pedido de certidões de registo civil.
• Chave Móvel Digital
• Registo, alteração PIN, cancelamento e desbloqueio.
• Renovação de cartão de cidadão.
DGS – Direção Geral da Saúde
• Pedido de agendamento de Vacina Covid-19.
• Pedidos de certificado de vacinação.
• Certificado digital Covid-19 (União Europeia)