Ribamar situa-se a cerca de 63 km’s do aeroporto Internacional de Lisboa, em direção NNW. Ribamar é limitada a Sul pela União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (concelho de Torres Vedras), a Norte pela Atalaia (União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia) e a Este pela Freguesia de Santa Bárbara (ambas do concelho da Lourinhã), sendo bem servida de acessibilidade rodoviária pela A8, a uma dezena de Km de distância.
Freguesia de Ribamar
Localização
Temperaturas médias anuais em °C
- Máximas
- Mínimas
A Freguesia é constituída por Ribamar, Bairro dos Sobreirinhos e Praia de Porto Dinheiro.
É uma das oito Freguesias do concelho da Lourinhã, uma das mais recentes e uma das mais populosas do Concelho, com 2141 habitantes (Censos 2011), tendo uma densidade populacional de 365 hab/km².
Passados 12 anos, após a criação da Freguesia de Ribamar, e por reunir infra-estrutura e equipamentos socio-culturais reveladores de um desenvolvimento sustentável, Ribamar é elevada à categoria de Vila, em 12 de Julho de 1997, pelo decreto de Lei nº 63/97, a segunda do Concelho da Lourinhã.
Actividade Económica
A atividade das suas gentes divide-se entre a pesca, agricultura, indústria e os serviços. O seu crescimento advém das transformações socio-económicas em Portugal, após o 25 de Abril de 1974, das ambições e do empenho das suas gentes em prosperar.
Actividades Agrícolas e Pescas são bastante importantes sectores de actividade da económica local com influência na geração de riqueza. A pesca artesanal e os pequenos barcos de outrora, deram lugar a equipamentos mais mecanizados e inovadores e a grandes embarcações, sendo Porto Dinheiro trocado por Peniche, e a costa portuguesa trocada pela costa africana, ficando Ribamar com uma das maiores frotas pesqueiras a laborar em Peniche com 68 embarcações.
Nas últimas décadas tem-se verificado a adesão de novos agricultores mais jovens. Um maior investimento em tecnologias e técnicas agrícolas permitiu a introdução de novas plantações e uma reestruturação da forma como se opera, produz e comercializa os produtos agrícolas. As estufas articuladas e a produção em hidroponia são algumas das apostas de maior sucesso no desenvolvimento da horticultura local.
No entanto, durante os últimos anos, tem-se assistido ao desenvolvimento da indústria transformadora e um sucessivo avanço para a terciarização da actividade económica na região, nomeadamente, com o sector do turismo.
Ribamar conta com uma variada oferta de alojamento mobilado para turistas (Alojamento Local), de segmento médio/médio alto, bem como uma série de serviços e infra-estruturas complementares e de lazer que tem desenvolvido o turismo de sol e mar.
Orla Costeira
A orla costeira de Ribamar estende-se ao longo de 5km, oferecendo três magníficas e bem conhecidas praias: Porto Dinheiro, Valmitão e Zimbral, banhadas pelo Oceano Atlântico. Estas 3 praias são conhecidas não só pela qualidade das suas águas, devido à presença abundante de algas e argilas, mas também pela riqueza gastronómica local à base de pescado proveniente da faina local.
Nas praias e arribas de Ribamar existe ainda uma outra riqueza – os restos de fósseis do período Jurássico Superior – sendo que alguns exemplares aqui encontrados deram nome a espécies de dinossauro, como o Dinheirosaurus Lourinhanensis e o Multituberculado Portopinheirodon Asymmetricus.
Heráldica
Escudo de azul, loureiro de ouro realçado de negro, com tronco terminado em duas patas de âncora, de negro, realçado de prata, tendo atada no tronco uma corda de ouro disposta em “S”, em chefe, à dextra, um crescente de prata voltado deitado e, à sinistra, um sol de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: “RIBAMAR”.
Bandeira: Esquartelada de branco e azul. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro. Selo: Nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Ribamar – Lourinhã”